Categorias
Sem categoria

Conheça atrações de ecoturismo em Itajaí

Aproveitar as praias do litoral é uma das melhores sensações de quem à Itajaí. As belezas encantadoras são impressionantes e conquistam qualquer um. E curtir a natureza é uma das grandes vantagens de quem vem para cá. Por isso, o ecoturismo em Itajaí está cada vez mais em alta e conquistando um número grande de adeptos.

Essa é uma maneira de entrar em mais contato com o meio ambiente, conhecer novos lugares dentro da própria cidade e por que não aproveitar para fazer belas fotos?

O ecoturismo está voltado para proporcionar essa proximidade maior com a natureza, e também é uma forma de fomentar a sustentabilidade e preservação. Nesse sentido, Itajaí possui grande destaque em opções e variedades para você desfrutar de tudo isso.

E possível fazer trilhas, contemplando a fauna e a flora do Parque do Atalia, por exemplo. E o final espetacular com o mirante, de onde existe uma vista maravilhosa e perfeita para fazer fotos inesquecíveis. 

Ou então conhecer o Morro da Cruz, com uma subida longa, mas que vale todo o esforço, já que no final você tem uma vista panorâmica de Itajaí e das cidades mais próximas.

O ecoturismo em Itajaí também se aproveita dos muitos pontos turísticos que a cidade oferece, tanto com paisagens naturais, quanto para quem prefere escolher uma parte mais urbana. E você pode se aventurar de formas mais radicais, sobrevoando a cidade ou então fazendo todo o passeio de bicicleta.

Confira algumas atrações selecionadas pela Rivale Construtora!

Ecoturismo em Itajaí

Parque Natural Municipal da Atalaia – O parque é um ambiente perfeito para aproveitar a natureza de Itajaí. A área preservada possui cerca de 19 hectares, com pelo menos 200 espécies de árvores. Também é possível conhecer mais de 100 espécies de animais e aves.

O local é um destino perfeito para quem gosta de ar livre e nele você pode aprender mais sobre preservação da biodiversidade, pesquisa, turismo ecológico, lazer e educação ambiental.

Morro da Cruz – Se engana quem acha que precisa ir muito longe para aproveitar o ecoturismo em Itajaí. Bem no centro da cidade está localizado o Morro da Cruz. Com cerca de 180m de altura, ele possui uma bela vista panorâmica da cidade e dos municípios vizinhos.

Ainda é possível apreciar o encontro do rio Itajaí-Açu com o mar, algo encantador. E você pode aproveitar outras paisagens, como o movimento de grandes navios rumo ao porto, o estádio de futebol Hercílio Luz e toda a encosta litorânea. 

Além disso, no topo do morro fica localizado o restaurante Castelo Montemar, construído com pedras no estilo medieval, para fechar com chave de ouro o seu passeio.

Bico do Papagaio – Visitar a Pedra do Bico do Papagaio é um passeio quase que obrigatório para quem quer praticar ecoturismo em Itajaí

Além do desafio da trilha para chegar até o local, também é possível apreciar a beleza da formação de pedra. Ela possui esse nome, pois  parece com a cabeça de um gigantesco pássaro.

A formação foi esculpida acidentalmente em uma rocha durante as explosões da abertura da estrada que liga o centro de Itajaí e a praia de Cabeçudas. Ela possui cerca aproximadamente 4,5 m de altura e com certeza vale o passeio, excelente para fazer muitas fotos.

Mountain Biking e Cicloturismo – A opção de ecoturismo em Itajaí para quem gosta de esporte e fazer exercícios está no mountain biking e cicloturismo. Esta opção é um pouco mais direcionada para quem está mais acostumado com as práticas. 

Mas nada impede você de começar, aos pouquinhos e respeitando sua própria jornada, para praticar tanto o cicloturismo, quanto o  mountain biking.

Essa modalidade de viagem é, como o nome diz, usa a bicicleta como uma espécie de companheira de viagem. 

Existem diversas opções, como utilizar ciclofaixas que atravessam municípios, podendo conhecer diferentes lugares e podendo ir para espaços mais afastados também. 

Além disso, você pode escolher utilizar estradas secundárias e caminhos de interior, conhecendo um lado de Itajaí, que muitas vezes não é visto pela maioria do público.

Nesse sentido, Itajaí oferece destinos tanto para quem quer ficar no circuito urbano, quanto para quem quer aproveitar as comunidades rurais, que são bastante diversificadas. 

O passeio de bicicleta também proporciona a possibilidade de apreciar paisagens com mais calma, além de conhecer pessoas e fazer novas amizades pelo caminho.

Voo Livre, Paraquedismo e Planador – Nada melhor do que aproveitar toda a beleza de Itajaí do alto. Essa opção é para quem quer o nível mais radical de ecoturismo em Itajaí. Que tal combinar a sensação de liberdade com adrenalina e uma pitada de superação? Você pode tanto aproveitar na carona de um especialista, quanto fazer cursos para pilotar você mesmo

Uma excelente opção é o sobrevoar o Parque Natural Municipal da Atalaia, onde é possível apreciar a natureza de toda a cidade. 

Outras opções, nesse sentido, estão com o paraquedismo e o planador, que dão uma sensação indescritível. Ver a cidade de outro ângulo é realmente algo muito especial e inesquecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *