Categorias
Sem categoria

Conheça mais sobre a Praia do Atalaia em Itajaí

Cada vez mais, a Praia do Atalaia está caindo no gosto do povo. Dentre os muitos destaques de Itajaí, podemos citar a variedade de praias do município. Cada uma possui características que atraem o público por diferentes motivos. 

Nesse sentido, a Praia do Atalaia se encaixa muito bem em aspectos que agradam o público.

Ela é ótima para fazer um passeio em família e curtir um bom dia de sol. Nada como sair do agito de grandes centros urbanos, não é mesmo? Ou então escapar um pouquinho de lugares no litoral que estão tomados por turistas, algo bastante comum durante a temporada de verão.

E isso não acontece sem motivo. Itajaí, por exemplo, é um município que mesmo sendo considerado relativamente pequeno, está se destacando bastante em Santa Catarina. Com cerca de 224 mil habitantes, conta com o segundo maior PIB do Estado. 

Esse patamar interessante para a cidade se justifica pelos números positivos de setores econômicos importantes da região, como é o caso da construção civil, logística, atividades industriais e o complexo portuário.

Todos estes aspectos positivos influenciam na qualidade de vida de Itajaí, que apresenta uma infraestrutura urbana de qualidade, que atende a necessidade de moradores e turistas. Além disso, a cidade possui uma boa mobilidade urbana e bairros bem estruturados. 

Assim, somando tudo isso a sua localização excelente e clima agradável, Itajaí se destacou não só pelas praias, mas também por ser uma cidade excelente para visitar.

Desse modo, a Praia do Atalaia também possui características que complementam suas belezas naturais, como o mar, a faixa de areia e a vegetação nativa, com a parte mais moderna da infraestrutura local. 

Ela é bastante conhecida em Itajaí, principalmente por estar localizada bem próxima ao centro. Mesmo assim, é bastante tranquila e muito procurada por famílias que querem descanso.

Durante o passeio é possível aproveitar a natureza, mas também curtir o passeio para aproveitar a gastronomia do litoral, com bares e restaurantes de alta qualidade. Além disso, a praia dispões de estacionamento, chuveiros e serviço de salva-vidas, por exemplo.

E para quem gosta de fazer bons passeios, pode curtir o Mole de Itajaí, que oferece vista panorâmica, desde as praias de Itajaí, passando pelo Rio e suas embarcações, até as praias de Navegantes. A Praia do Atalaia também possui uma faixa de areia não muito extensa, mas que proporciona uma bela vista para os frequentadores. O mar cristalino combina com o clima ameno da cidade, que proporciona um excelente banho de sol e momentos para curtir o mar e a prática de esportes.

Nesse sentido, a Praia do Atalaia é muito frequentada também por surfistas. Eles aproveitam as ondas regulares do costão à direita para praticar o esporte. Além disso, também ocorrem comumente campeonatos de vôlei de praia e futebol de areia.

Além disso, é uma referência mundial em surfe noturno. Isto ocorre porque dispõe da infraestrutura de iluminação especial, garantindo a segurança da prática do esporte. E as boas ondas garante uma grande procura e torna a praia uma das mais procuradas no Brasil.

E também é possível fazer um passeio pelo Parque Natural Municipal da Atalaia. O local oferece opções de lazer como trilha, observação de animais e saltos de voo livre. São 19,5 hectares destinados à proteção de ecossistemas naturais. 

Além disso, também dispõe de um bom espaço para o ecoturismo, com a trilha do Mirante Água e a do Mirante Ar.

Enquanto a primeira leva a um mirante da cidade de Itajaí, a segunda termina em uma pista de voo livre. O parque é ideal para quem quer curtir a natura ao ar livre, conhecer animais e plantas diferentes e fazer fotografias inesquecíveis. 

Outra opção do parque para os visitantes é fazer as trilhas orientadas e participar de palestras, cursos de formação e oficinas.

Nestas trilhas você pode possível observar espécies típicas de Mata Atlântica, onde já foram identificadas quase 100 espécies, distribuídas entre 37 famílias botânicas. 

Dentre elas, podemos destacar as mais famosas, como a aroeira, palmito, peroba e canela, além de ervas e arbustos.

Já em relação à fauna, existem animais mamíferos como é o caso do tamanduá-mirim, gambá e gato do mato. E para quem gosta de aves, existem 132 espécies no local. As mais avistadas são o tucano de peito amarelo, o tico-tico, o sabiá, a saíra, o beija flor preto e branco e o pica-pau anão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *